PROGRAMA FUNDAMENTOS III

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Ementa: Recuperação da crítica reconceituada na crise da ditadura. Diferenciação, pluralismo e luta pela hegemonia na formação e na categoria profissional. O debate profissional nos anos 80: a questão da Metodologia, a temática dos movimentos sociais, das políticas sociais e da cidadania. A produção de conhecimentos profissionais nos anos 80. A agenda contemporânea do Serviço Social. O debate profissional na década de 90.

Objetivo: proporcionar ao aluno o conhecimento dos pressupostos fundamentais que marcaram a historia do Serviço Social a partir dos anos 80 e a agenda contemporânea da profissão marcada pela pressão que exerce a lógica neoliberal.


PROGRAMA

Aula introdutória: apresentação e discussão do Programa.

UNIDADE I – O Serviço Social sob a perspectiva de totalidade
A análise do Serviço Social sob a perspectiva da totalidade; o significado social da profissão na sociedade capitalista; a apreensão da reprodução das relações sociais; o caráter contraditório do exercício profissional.

Textos básicos:

IAMAMOTO, M. V. e CARVALHO, R. “O serviço social no processo de reprodução das relações sociais”. In Relações Sociais e Serviço Social no Brasil. (10a ed.). São Paulo: Cortez / Lima: CELATS, 1995. Pp. 71-123.

NETTO, J. P. “A emergência do Serviço Social como profissão”. In Capitalismo Monopolista e Serviço Social. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1996, pp: 65-77.

MONTAÑO, Carlos. A Natureza do Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2007.

UNIDADE II – O processo de renovação do Serviço Social no Brasil
A superação do Serviço Social tradicional; o movimento de reconceptualização; a renovação do Serviço Social no Brasil; as tendências da renovação profissional

Textos básicos:

NETTO, J. P. “O processo de renovação do Serviço Social”. In Ditadura e Serviço Social. 3a ed. São Paulo: Cortez, 1996, pp: 127-164.

_____. “A crítica conservadora à Reconceituação”. In Serviço Social e Sociedade, n.5. São Paulo: Cortez, 1981.


UNIDADE III – A relação com a tradição marxista
Aproximações e distanciamentos entre Serviço Social e marxismo; vertente conservadora e vertente revolucionária; diferentes abordagens da questão social e da sociedade.
Textos básicos:

IAMAMOTO, M. V. “O Debate Contemporâneo da Reconceituação do Serviço Social: ampliação e aprofundamento do Marxismo”. In: O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 1998.

NETTO, José Paulo. “O Serviço Social e a tradição marxista”. In Serviço Social e Sociedade, no 30. São Paulo: Cortez, 1989.

Texto complementar:

NETTO, José Paulo. O que é o marxismo. São Paulo: Brasiliense, 1994.

UNIDADE IV – Desafios da década de 90 e seus impactos para o Serviço Social
A crítica formal ao marxismo; a disputa pela hegemonia; a vertente neoconservadora; os pressupostos para a análise da profissão na contemporaneidade; a apreensão das novas expressões da questão social; a inserção em processos de trabalho.

Textos básicos:

NETTO, José Paulo. “Transformações societárias e Serviço Social – notas para uma análise prospectiva da profissão no Brasil”. In Serviço Social e Sociedade, no 50. São Paulo: Cortez, 1996.

IAMAMOTO, M. “O Serviço Social na contemporaneidade”. In O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 1998.

UNIDADE V – O projeto Ético-político profissional e a consolidação da perspectiva crítica
Eixos articuladores; valores e princípios fundamentais; elementos que sintetizam o projeto profissional.

Textos básicos:

NETTO, J. P. “A construção do projeto ético-político do Serviço Social frente à crise contemporânea”. In Capacitação em Serviço Social e Política Social. Módulo 1 – Brasília: CEAD/ABEPSS/CFESS, 1999.

IAMAMOTO, M. V. “Projeto profissional, espaços ocupacionais e trabalho do assistente social na atualidade”. In Atribuições privativas do(a) assistente social em questão. Brasília: CFESS, 2002.

PROGRAMA IDENTIDADE, CULTURA E SUBJETIVIDADE

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Ementa: Cultura e relações sociais. Identidade e diversidade cultural no Brasil. Processos de construção de subjetividade. Identidades sociais básicas: classe, gênero, etnia. Processos culturais e constituição da identidade profissional. A influência das identidades sociais no exercício profissional.

Objetivo: Apresentar uma discussão acerca dos processos culturais em nossa sociedade e da constituição das identidades sociais, sinalizando suas relações com a construção de subjetividade e com a formação da identidade profissional.

PROGRAMA

Aula introdutória:
Apresentação e discussão do Programa da disciplina.

UNIDADE I – A SUBJETIVIDADE EM QUESTÃO

Identidade e diversidade cultural. Subjetividade e identidade cultural. As relações entre objetividade e subjetividade. A constituição da identidade cultural.

Bibliografia básica:

CASTELLS, Manuel. “A construção da identidade”. In O poder da identidade. São Paulo: Paz e terra, 1999.

HALL, Stuart, A identidade cultural na pós-modernidade. 4a ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura. São Paulo: Brasiliense, 1991.

Bibliografia complementar:

ARANTES, Antônio Augusto. O que é cultura popular. São Paulo: Brasiliense, 1980.

UNIDADE II - IDENTIDADE PROFISSIONAL: ASPECTOS RELEVANTES

Principais fatores da identidade profissional. A vida cotidiana como palco da atuação profissional. A importância da subjetividade para o exercício profissional.

Bibliografia básica:

CARVALHO, Maria do Carmo Brant de. “O conhecimento da vida cotidiana: base necessária à prática social”. In Netto, J. P. e Carvalho, M. C. B. Cotidiano: conhecimento e crítica. 5a ed. São Paulo: Cortez, 2000 (pp. 13-63).

GENTILLI, Raquel. Representações e práticas: identidade e processo de trabalho no Serviço Social . São Paulo: Veras, 1998.

NICACIO, E. “Serviço Social e subjetividade”. In Revista Praia Vermelha. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008.

Bibliografia complementar:

NETTO, J. P. “Para a crítica da vida cotidiana”. In NETTO, José Paulo e CARVALHO, Maria do Carmo Brandt. Cotidiano: conhecimento e crítica. 5a edição. São Paulo: Cortez, 2000, pp: 64-93.

UNIDADE III – PROFISSIONAL E USUÁRIO: SUJEITOS DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL

O assistente social e o usuário como sujeitos. Identidades sociais básicas: classe, gênero, etnia.

Bibliografia básica:

NICACIO, E. “Serviço Social e subjetividade”. In Revista Praia Vermelha. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008.

RIBEIRO, Matilde. “As abordagens étnico-raciais no Serviço Social”. In Serviço Social e Sociedade, n. 79. São Paulo, Cortez, 2004 (pp.148-161).

VELOSO, Renato dos Santos. “Gênero e Serviço Social: um diálogo necessário”. In Superando Desafios. Rio de Janeiro: HUPE, 2007, pp. 09-19.

Bibliografia complementar:

FERNANDES, Florestan. Significado do protesto negro. Coleção Polêmicas do Nosso Tempo. São Paulo: Cortez, 1989.

VELOSO, R. “No caminho de uma reflexão sobre Serviço Social e gênero”. In Revista Praia Vermelha. N.4. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001.